Coronavírus e o impacto no comércio internacional

Olá pessoal!

Vamos conversar sobre o coronavírus e as suas consequências?


Então, não sei se vocês vêm acompanhando o noticiário, mas a situação não melhorou e o vírus vai chegando a outros países, inclusive ao Brasil, apesar de ainda não termos confirmação, embora tenhamos indícios.


O governo noticiou que ainda não identificou sinais do impacto deste episódio nas exportações, porém, nós exportadores, estamos com dificuldades no envio de algumas mercadorias. Neste momento estou tentando contratar frete aéreo e estou com certas dificuldades, muitos voos cancelados, consequentemente, aumento nos fretes.


Um importador chinês, fechou o negócio no termo FCA, entrega no aeroporto de Guarulhos, porém não conseguiu contratar o frete, estamos tentando ajudá-lo através dos nossos parceiros, mas as dificuldades são muitas, talvez não seja possível embarcar o produto e fazê-lo chegar onde o cliente deseja. Será que teremos outras encomendas? Com certeza o impacto nas exportações vai chegar...


O trânsito via marítima parece ter mais facilidades, porque a carga e a descarga nos portos chineses é praticamente toda automatizada, reduzindo o risco da contaminação. Pensando neste assunto, deve ser considerado também a comemoração do ano chinês, período alongado pelo governo para um mês, em alguns casos, um pouco mais, onde todas as fábricas encerrarão as suas atividades, além do problema dos transportes já apresentando uma certa instabilidade que pode durar algum tempo.

O que não pode ser esquecido é que a China, atualmente, é o maior cliente e fornecedor do Brasil, já ultrapassando os Estados Unidos. Fábricas chinesas paradas, pode significar falta de produto nas importadoras brasileiras. Está na hora de repensarmos a posição das importações?


A Anvisa já se posicionou a respeito. Você tem interesse no assunto? Acompanhe as notícias no site da Anvisa, tem muita informação a respeito: http://portal.anvisa.gov.br/.


Tem algum assunto especial que gostaria fosse comentado? Fale com a gente!

#coronavirus #exportacao #importacao #comercio #exterior #china #brasil #anvisa


Luz Melo

Sócia Diretora


39 visualizações

Cecex- Assessoria em Energia e Comércio Exterior Ltda.

Cnpj: 05.585.140-0001/92

Telefone: 3170-1979

Celular: (21) 999668838

E-mail: contato@cecex-br.com

© 2019 por Cecex Assessoria em Energia e Comércio Exterior. Orgulhosamente criado com Wix.com